trump.jfif

Brasileiros acham que o governo deve retaliar tarifaço

Na guerra de narrativas sobre o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump ao Brasil, a oposição ao governo Lula ainda está levando a melhor. Pelo menos isso é o que mostra uma pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça-feira segundo a qual 40,9% dos 2841 entrevistados entre 11 e 13 de julho, atribuem a participação do Brasil nos Brics como principal motivação para a imposição das tarifas americanas, enquanto 36,9% atribuem a atuação da família Bolsonaro junto a Donald Trump e outros 16,8% as decisões do STF sobre regulação das redes sociais.

Pelo pesquisa, 51,2% acham que o Brasil deve retaliar na mesma medida, aumentando impostos sobre produtos americanos ou reforçando relações diplomáticas com a China, como preferem 28,65% dos entrevistados, enquanto isso 40% são contra a retaliação.

Apesar disso, o governo pode ter uma bandeira para chamar de sua, pois 62,2% acham que a decisão americana é injustificada contra 36,8% que acham uma reação justificada. Outro dado relevante é que 44,8% consideram adequada a reação do governo brasileiro, 27,8% a consideram agressiva e 25,2% consideram que foi fraca a reação brasileira.

Os brasileiros de mostram informados sobre o tema e 48% acham que as medidas terão alto impacto na economia brasileira, somado a outros 14,9% que acham que terá um muito alto impacto. 

A população está dividida sobre o tema, aliás, sobre quase tudo no Brasil dos dias atuais.  Pela pesquisa, 50,3% acham que a medida é uma ameaça a soberania brasileira e 47,8% não vêem como ameaça a soberania a decisão do presidente americano.

Imagem de Trump

Como não poderia deixar de ser o presidente americano não é muito bem visto pelos brasileiros. Nada menos do que 63,2% disseram ter uma imagem negativa de Trump, contra 31,9% que tem uma imagem positiva dele, mesmo ele querendo dificultar as compras de produtos brasileiros.

Apesar dele, o antiamericanismo ainda não cresceu tanto no Brasil. Perguntados sobre a imagem que tem sobre os Estados Unidos, 50,5% responderam negativamente, mas 45,9% ainda têm uma imagem positiva da terra do tio Sam.

 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas