O terminal NAT01, localizado no Porto de Natal, será arrendado no dia 26 de fevereiro, em leilão a ser realizado na B3, em São Paulo. A data foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (17) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Destinado à movimentação de granéis minerais, especialmente minério de ferro, o terminal potiguar tem previsão de investimentos de R$ 55,17 milhões e prazo de concessão de 15 anos. O arrendamento integra o primeiro bloco de leilões portuários de 2026 do governo federal.
Além de Natal, o bloco inclui terminais em Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), com investimentos totais estimados em R$ 229 milhões. Os projetos abrangem cargas como cereais, granéis sólidos, minerais e passageiros, atendendo diferentes vocações regionais.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o leilão dá continuidade ao programa de concessões portuárias iniciado em 2023, que já soma 26 certames e R$ 15,5 bilhões em investimentos. A expectativa é ampliar a capacidade operacional dos portos e estimular o desenvolvimento regional.
O diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, destacou que os projetos reforçam a integração logística nacional e oferecem segurança regulatória aos investidores. Já o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou que o governo trabalha na estruturação de novos leilões, incluindo o terminal de contêineres do Porto de Santos, previsto para março.
Entenda o arrendamento do terminal no Porto de Natal
O Porto de Natal será privatizado?
Não. O porto permanece público. O que será leiloado é o direito de exploração de um terminal específico, por prazo determinado, com investimentos obrigatórios.
O que é o arrendamento portuário?
É um modelo em que a União mantém a propriedade da área, mas concede à iniciativa privada a operação e a realização de investimentos, buscando mais eficiência e aumento da capacidade logística.
Por que o foco em minerais?
O terminal NAT01 foi projetado para granéis minerais, com destaque para o minério de ferro, carga de grande volume e valor estratégico para exportação.
Já há exportação de minerais por Natal?
Hoje, a exportação de minerais pelo Porto de Natal é pontual e limitada, sem um terminal dedicado a esse tipo de carga. O arrendamento busca justamente estruturar uma operação regular, ampliando a capacidade do porto e criando uma alternativa logística para a produção mineral do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos.
Qual o interesse econômico?
Além de diversificar o perfil de cargas do porto, o terminal pode reduzir custos logísticos, atrair novos investimentos e fortalecer a inserção do Rio Grande do Norte nas cadeias de exportação de minerais.