silvio torqauato.jpg

Semana de boas notícias na economia

Apesar do clima generalizado de pessimismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, encerrou a semana divulgando em grupos de Whatsapp uma série de boas notícias para a economia estadual que marcaram a semana.

 Primeiro foi a inauguração da barragem de Oiticica. Independente de quem é o pai ou a mãe da criança, o fato é que quem inaugura é que coloca o nome na placa e faz a festa, ficando marcado como responsável pela obra.

Segundo maior reservatório de água do Estado, Oiticica viabilizará, na avaliação do secretário Silvio Torquato, o desenvolvimento do Seridó, por meio da revitalização de 750 hectares dos perímetros irrigados de Itans, Sabugi e Cruzeta, e da implantação do perímetro irrigado do Mendubim com cerca de 3 mil hectares. “O aumento da oferta de água também favorecerá a piscicultura, a geração de energia elétrica e o turismo na região, obviamente gerando empregos no interior”.

Outra boa notícia citada por ele é que a Aura Borborema, mineradora que estava se estruturando para trabalhar no RN, comunicou que dará início a extração de ouro em Currais Novos até o final de março. Com investimentos de R$ 1 bilhão, a mineradora gera 4.400 empregos diretos e indiretos no município.

Ele também cita o balanço publicado pelo Grupo Guararapes que mostrou um crescimento de 45% nos resultados em 2024.  “A produção anual da fábrica atingiu 41 milhões de peças, um crescimento de 33% em relação ao ano de 2023”.

A empresa também anunciou a contratação de mais 500 colaboradores. Com isso, terá 10 mil costureiras em seus quadros e chegará à geração de 10,7 mil empregos em sua unidade industrial no Rio Grande do Norte.

Torquato recorre ainda ao Boletim Resenha Regional, do Banco do Brasil, mostrando que o setor petrolífero continuará em crescimento no Estado. “A indústria petrolífera mantém expectativas de expansão nas regiões Norte e Nordeste, com investimentos estratégicos na Margem Equatorial, impulsionando o crescimento econômico de estados como Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte”, prevê a publicação.

A edição do Boletim Resenha Regional, de março, aponta que o PIB do Rio Grande do Norte terá o segundo maior crescimento do país em 2025. A estimativa de aumento do PIB do RN é de 6,7%. Acima da média nacional, 3,5%; e da região Nordeste,4%

Por fim, ele cita o destaque dado pelo portal da revista Exame para o desempenho da empresa Loucos por Coxinha como sendo a franquia que mais cresceu no país, e a tendência de expansão da marca em 2025.

O governo recebeu no último dia da semana, a Diretoria da Mineração Fomento, mineradora já em instalação na região central do RN, grupo Indiano que comunicou à governadora Fátima Bezerra investimentos de R$ 1.5 bilhão nos próximos quatro anos. Esses comunicados nos gabinetes de governadores já são rotinas. Essa é boa anotar para conferir mais tarde. 

Governadora tem o que comemorar também no turismo

Essa não foi o secretário, mas a própria governadora quem comemorou. A alta temporada de verão no Rio Grande do Norte, de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, contabilizou 670.4 mil passageiros no aeroporto de Natal, apontando um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado e mostrando o melhor desempenho desde o início de 2020, sendo a segunda melhor alta temporada já registrada.

 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas