A Praia de Ponta Negra, um dos principais cartões-postais de Natal, recebeu no fim de semana uma ação intensiva de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O objetivo foi garantir o ordenamento urbano e a organização do comércio local, com foco especial na verificação do uso obrigatório dos cardápios digitais e bilíngues pelos locatários da orla.
A ação teve início nas primeiras horas da manhã do sábado (12), partindo do Morro do Careca em direção à Via Costeira. Ao todo, foram vistoriados dez estabelecimentos licenciados para atuar na faixa de areia. Desses, cinco foram autuados por descumprimento da Portaria nº 031, que determina o uso obrigatório dos cardápios digitais e em dois idiomas.
Segundo a supervisora de plantão da Semurb, Rejanne Alves, a fiscalização constatou que os autuados já possuíam o material exigido, mas optaram por não utilizá-lo. “A implementação dos cardápios começou logo após o Carnaval, e todos os comerciantes foram comunicados de que, até junho de 2025, o uso seria obrigatório. A medida visa garantir transparência e segurança nas relações de consumo”, destacou Rejanne.
Os cardápios digitais e bilíngues têm como objetivo facilitar o atendimento ao público, especialmente turistas, assegurando clareza nas informações sobre os produtos oferecidos — como pratos, porções e preços — além de prevenir abusos e práticas lesivas aos consumidores.