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Fortaleza e Recife recebem voos. Natal fica fora mesmo com incentivos fiscais dados pelo RN

As últimas semanas foram de boas notícias para o turismo, mas não em Natal e sim nas “concorrentes” Fortaleza, João Pessoa e Recife.  As duas capitais maiores tem conquistado novos vôos internacionais e João Pessoa anunciou novos investimentos em hotelaria e está trabalhando  para levar vôos internacionais a partir dessa nova realidade. Enquanto isso,  Natal segue dormindo em berço esplêndido.

Hoje, a Latam inaugurou um vôo saindo de Fortaleza para  Lisboa. A Iberia já anunciou novas rotas que passam a operar no final deste ano, adicionando Recife e Fortaleza à sua rede de vôos no Brasil.  A partir de dezembro de 2025, a companhia começará a operar voos diretos de Madrid para Recife, enquanto os voos de Madrid para Fortaleza terão início em janeiro de 2026.

Até João Pessoa, que era o patinho feio no turismo do Nordeste, está fazendo um trabalho de captação internacional de vôos para seu aeroporto, aproveitando os grandes investimentos  que vem sendo  realizados no Polo Turístico  do  Cabo Branco, o maior complexo turístico planejado em execução no Brasil, com mais de 13 mil leitos e investimentos de R$ 2,5 bilhões.

Lá  será instalado  um novo resort com a marca Westin Hotels & Resorts, do Grupo PGA, também responsável pela idealização e administração do bem-sucedido The Westin Porto de Galinhas, o primeiro com a bandeira de luxo da Marriott International na América do Sul e que já acumula três anos em operação.

O investimento no The Westin João Pessoa gira em torno de R$ 144 milhões. O novo empreendimento deverá gerar aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos durante sua fase de operação. O presidente da Azul, John Rodgerson, afirmou recentemente que estuda uma rota ligando a capital paraibana  a Portugal no próximo ano  a  partir da entrada em  funcionamento de novos resorts que devem fazer João Pessoa chegar a 28 mil leitos, muito próximo do que Natal oferece hoje. “Eu só posso trazer pessoas se tiver lugar pra ficar”, afirmou em solenidade na  Assembleia  Legislativa onde recebeu o  título de cidadão paraibano.

Recife

Recife terá ainda no primeiro semestre deste ano voos diretos para dois destinos internacionais. A partir de 12 de abril a Gol iniciará a ligação da capital pernambucana com Córdoba, segunda cidade mais populosa da Argentina. As decolagens do Recife serão aos sábados. E a Azul começa a operar no dia 2 de junho voos diretos de Recife para Porto, segunda maior cidade portuguesa. Serão duas freqüências semanais

Lembrando que a Gol já atende a capital pernambucana com voos regulares e diretos para Buenos Aires (Aeroparque) e a Azul opera quatro voos internacionais a partir do Recife: Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos; Montevidéu, no Uruguai; e Assunção, no Paraguai. Até o momento, o Aeroporto Internacional do Recife está conectado a 44 rotas aéreas, sendo 36 nacionais e oito internacionais.

Fortaleza

A capital cearense, por sua vez, além dos novos vôos da Latam (para Lisboa) e da Iberia (para Madrid), também passará  a ter dois voos semanais da Air France para  Caiena a partir deste mês. Atualmente Fortaleza tem cinco voos diretos e semanais para Paris operado pela Air France.

Entre abril e outubro a Latam terá dois voos semanais na rota Fortaleza-Miami e um voo semanal na rota Fortaleza-Santiago. Dos destinos internacionais diretos de Fortaleza, a Latam tem ainda três vôos para Miami e a Gol com dois para Buenos Aires e um para Miami e a TAP que operava no ano passado com a freqüência de nove voos semanais para Lisboa. 

Benefício fiscal  x resultado prático

Enquanto se vê toda essa movimentação na malha  aérea  nas capitais mais próximas, o Rio Grande  do  Norte tem uma  política de incentivos  fiscais  ao querosene de aviação com  redução gradual de alíquota do ICMS para empresas que tragam novos voos para cá e até mesmo isenção no  caso das saídas de combustíveis e lubrificantes para o abastecimento de embarcações e aeronaves nacionais com destino ao exterior e de aeronaves destinadas a “voo de fretamento” que não  tem trazido resultados práticos. 

Ao contrário, o que se vê é que a Latam anunciou a suspensão do voo direto  do Rio de  Janeiro  para Natal a partir de março deste ano e os voos  internacionais saindo daqui seguem sendo os com destino a Lisboa e Buenos Aires, que voltou este ano.

 

 


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