No meio do caminho entre Recife e Fortaleza, Natal precisa urgentemente se articular com as demais capitais do Nordeste para ampliar o turismo internacional na cidade.
Na semana passada foi iniciado o vôo Recife- Porto amplamente divulgado pelo prefeito João Campos como uma conquista da Prefeitura para o turismo pernambucano e nesta terça-feira (10) tem início o voo para Madrid confirmando matéria já divulgada no Blog Na Hora H mostrando que o Nordeste tem crescido em número de vôos internacionais em geral, enquanto Natal continua apenas com seu vôo para Lisboa, da TAP, e outro para Buenos Aires, da Gol.
Em 2023, o então prefeito Álvaro Dias esteve com o prefeito do Porto, Rui Moreira, que tem casa e costuma frequentar a praia de Touros, mas não houve desdobramento concreto que pudese viabilizar um vooentre as duas cidades.
O vôo para o Porto partiu de Recife com 100% de ocupação no dia 6 de junho. A nova rota, operada pela Azul Linhas Aéreas, oferece dois voos semanais.
A rota Recife–Madri que inicia neste dia 10 começa com três operações. Já a partir de 1º de julho, a JetSMART inicia a nova rota Recife–Buenos Aires, com quatro voos semanais — as terças, quartas, sextas e domingos — e tarifas promocionais a partir de R$ 800 por trecho. A operação deve transportar cerca de 57 mil passageiros no primeiro ano.
Além dessas novidades, em dezembro, a Iberia lançará a sua própria rota Recife–Madri, com três frequências semanais e previsão de aumento para cinco em 2026. A Latam também estuda a retomada da rota Recife–Santiago, com expectativa de anúncio ainda este ano.
As novas operações se somam às rotas já em operação para Lisboa, Buenos Aires, Córdoba, Montevidéu, Assunção, Santiago (via outras capitais), Orlando e Fort Lauderdale.
Fortaleza
O aeroporto de Fortaleza também vive expansão de oferta de voos até 2026. A Air France antecipou para outubro deste ano o aumento da frequencia do voo para Paris que passará a contar com cinco voos semanais.
Além disso, a Iberia iniciará, em 19 de janeiro de 2026, uma nova rota direta entre Fortaleza e Madri, com três frequências semanais inicialmente, aumentando para quatro em fevereiro e cinco em abril de 2026.
Fortaleza já mantém voos regulares para Paris, Lisboa, Madri e Frankfurt, além da rota para Caiena, na Guiana Francesa, operada pela Air France.
A TAP também opera voos diretos entre Fortaleza e Lisboa.
A Secretaria do Turismo do Ceará destaca que a ampliação da conectividade com a Europa reforça o posicionamento estratégico da capital cearense como hub internacional do Nordeste. O terminal apresentou crescimento de 4,4% na movimentação de passageiros no início de 2025.
Salvador
O Aeroporto Internacional de Salvador, segundo mais movimentado do Nordeste, mantém voos internacionais regulares para Lisboa, Madri e Buenos Aires, além de operações sazonais para Montevidéu e Santiago.
Para este ano, está confirmada a retomada da ligação direta com Paris, pela Air France, no segundo semestre. Também está em fase de articulação a criação da nova rota Salvador–Cotonou (Benin), que restabelecerá a ligação do Nordeste com o continente africano, suspensa desde a pandemia.
Salvador registrou crescimento de 5% na movimentação total de passageiros no primeiro quadrimestre de 2025 e segue como o aeroporto de maior movimentação internacional da região em número absoluto.
Maceió
Em Maceió, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares terá 14 voos diretos da cidade argentina de Córdoba durante a alta temporada de janeiro a abril de 2026, operados pela Flybondi. A companhia também confirmou um voo regular adicional entre Buenos Aires e Maceió na temporada 2025/2026.
Entre janeiro e abril de 2025, o aeroporto alagoano registrou 1 milhão de passageiros, crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2024.
Outros mercados em ascensão incluem Natal, que mantém ligação direta para Lisboa, e Porto Seguro, com voos sazonais para Buenos Aires, ambos fortalecendo a conectividade internacional dos aeroportos secundários da região.
Com informações do site Movimento Econômico