evangélicos.jfif

Evangélicos são 26,9% dos brasileiros

O IBGE divulgou novos números do  Censo 22. Desta vez sobre a religião dos brasileiros e os evangélicos seguem crescendo. Os evangélicos passaram de 21,7% da população em 2010 para 26,9% em 2022 – um aumento de 5,2 pontos porcentuais ante 6,6% na década anterior, revelando uma ligeira queda no ritmo do crescimento. Os católicos, por sua vez, que eram a grande maioria da população (65,7%) em 2010, agora são pouco mais da metade (56,7%).

O censo revelou também que os brasileiros que se declaram umbandistas ou candomblecistas aumentaram, na última década, embora a porcentagem ainda seja baixa: de 0,3% para 1,0%.

O número de espíritas por sua vez diminuiu, passando de 2,1% para 1,8%. Segundo os pesquisadores, parte dos brasileiros no passado se declarava espírita por vergonha ou medo de dizer que era umbandista ou candomblecista. Isso pode explicar, em parte, esse aumento, mas não completamente.

O censo registrou ainda um aumento das pessoas que se declaram sem religião: de 7,9% para 9,3%.

No documento de análise que acompanha a divulgação dos números do censo das religiões, os pesquisadores do IBGE notam que em 150 anos de levantamento censitário da declaração de religião no Brasil (1872-2022) muitas mudanças foram registradas, mas, a mais significativa delas é a do aumento exponencial recente no número de evangélicos.

No Rio Grande do Norte, os que se declaram católicos chegam a 67% e os que se declaram evangélicos somam  21,4% da população


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas