imagem nossa senhora de fátima.jfif

Crato inaugura monumento de N S de Fátima enquanto em Natal imagem segue no chão após um ano

Enquanto o município do Crato (CE) se prepara para inaugurar, no dia 13 de novembro, o maior monumento de Nossa Senhora de Fátima do mundo, com 54 metros de altura, a Zona Norte de Natal ainda aguarda ver de pé a imagem de 35 metros que deve coroar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Pajuçara. Há um ano, as primeiras peças da escultura, assinadas pelo artista Ranilson Viana, o mesmo  que fez a imagem do Crato, chegaram à capital potiguar, mas continuam no chão do canteiro de obras.

A história do santuário natalense começou há uma década, em outubro de 2015, quando o então prefeito Carlos Eduardo, acompanhado do arcebispo da época, Dom Jaime  Vieira Rocha, se reuniu com o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, Dom Antônio Marto, que aprovou a construção da réplica da capela das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Natal. A pedra fundamental da réplica da Capelinha, em um terreno doado pela Prefeitura no conjunto Parque das Dunas, foi lançada em dezembro. A ideia inicial do padre  João  Maria do Nascimento, grande incentivador da devoção mariana na Zona Nore da cidade, era erguer apenas a capelinha, como a existente em Portugal, transformando  aquela paróquia num santuário dedicado à Nossa Senhora.

Anos depois, o projeto ganharia nova dimensão com o então prefeito Álvaro Dias, cuja devoção pessoal à Virgem de Fátima o levou a sonhar mais alto: erguer não só a capelinha, mas uma grande imagem, capaz de transformar a fé do povo em símbolo turístico e religioso da cidade.

Em 2023, acompanhado do padre João Maria, Álvaro viajou a Portugal, onde foi recebido pelo padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima , e pelo assistente espiritual Joaquim Dias. Ali, o prefeito apresentou o projeto de Natal e obteve a autorização para o intercâmbio entre os dois santuários.

A ideia inicial previa uma estátua de 60 metros, que seria a maior do Brasil, mas o plano precisou ser ajustado após debates sobre o uso de uma área escolar vizinha. Mesmo reduzido, o projeto permaneceu ambicioso: além da imagem, inclui áreas de oração, vitrais, réplica da capelinha e espaços de acolhimento aos fiéis.

Apesar das barreiras técnicas e administrativas, Álvaro manteve o empenho, garantiu os recursos e deu início às obras e no final  do ano passado, já com a base da imagem concluída  recebeu em Natal a primeira  parte da imagem de Nossa Senhora  a ser erguida no Parque das Dunas na  Zona Norte. Mas até hoje, passados quase um  ano, a obra não foi  concluída.

Enquanto o Crato se prepara para receber 35 mil fiéis na inauguração de sua escultura monumental, Natal segue à espera. A imagem de Nossa Senhora de Fátima repousa sobre o solo do santuário, à espera da boa vontade da atual gestão para ser erguida, não apenas como obra de concreto, mas como símbolo de uma fé persistente, sustentada pelo pela devoção de um prefeito com  vontade de tornar real o sonho de um padre e de toda uma comunidade de ver a Zona Norte se tornar um polo de fé e turismo religioso do Rio Grande do Norte.

Festa no Crato

Para o bispo diocesano do Crato, o potiguar Dom Magnus Henrique Lopes, a cidade da região do Cariri porta em sua raiz um amor “profundo” por Nossa Senhora. Ele informou que a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima será um santuário que promoverá ainda mais a fé e devoção em Maria. 

Em 13 de novembro de 1953, os moradores da cidade sertaneja receberam a visita da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima e desde então a devoção mariana só cresceu na cidade com vários relatos de milagres obtidos por intercessão de Nossa Senhora. 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas