O forte estrondo e a rápida ascensão de um caça em pleno céu de Natal chamaram a atenção de moradores e pedestres na avenida Getulio Vargas, em Petrópolis, na manhã desta sexta-feira (28). A aeronave é na verdade um F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira que cruzou o céu da região e ganhou rapidamente altitude e que havia decolado da Base Aérea de Natal (BANT), repetindo movimentos característicos de testes operacionais e exercícios de alta performance.
A presença do caça nos céus da capital potiguar ocorre um dia após a FAB realizar, pela primeira vez na história, o lançamento do míssil Meteor, armamento de longo alcance considerado um dos mais avançados do mundo. O teste, feito na quinta-feira (27), também teve como plataforma um Gripen operando a partir da BANT.
O sobrevoo desta sexta-feira despertou curiosidade por conta do ruído intenso e da velocidade com que o avião rompeu a camada de nuvens. Moradores que avistaram a aeronave relataram que o avião executava procedimentos diferentes dos voos militares rotineiros porque subia quase na vertical e “caia” sobre o mar voltando a levantar vôo e passando bem perto dos edifícios na região.
Embora a FAB ainda não tenha divulgado detalhes sobre os voos de hoje, é comum que, após exercícios dessa complexidade, sejam realizados novos perfis de treinamento, calibração e avaliação de sistemas, especialmente quando envolvem armamentos de última geração, como o Meteor.
Com a integração do míssil ao Gripen, o Brasil passa a operar um dos binômios de defesa aérea mais modernos do planeta, ampliando seu poder de reação e sua capacidade de vigilância em longo alcance. Natal, mais uma vez, se torna palco de momentos estratégicos para a aviação militar brasileira.