1000261265.jpg

Rompimento de barragem mata uma pessoa em Campina Grande

Um reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) rompeu em Campina Grande,  provocando inundações e fazendo vítimas. Dois homens ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Traumas e uma senhora idosa, cujo nome ainda não foi identificado, faleceu no local.

O rompimento da barragem provocou pânico entre a população. A estrutura, que tem capacidade para 9.000.000 metros cúbicos de água, ao ceder, inundou diversas casas e arrastou veículos que estavam estacionados no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão desde cedo na área, prestando socorro aos atingidos e tentando garantir a segurança da área para os moradores. Também estão sendo adotadas medidas de isolamento. As causas do acidente ainda serão investigadas.

A tragédia volta a levantar um alerta sobre a manutenção das demais estruturas da Cagepa espalhadas pelo estado. A companhia ainda não divulgou posicionamento oficial sobre o incidente.

Investigação 

O governador da Paraíba, João Azevêdo, determinou a criação de uma comissão para investigar a causa do rompimento de um reservatório localizado no bairro da Prata, em Campina Grande. "As circunstâncias do caso estão sendo apuradas. Assim que o rompimento foi identificado, equipes técnicas e de assistência foram mobilizadas imediatamente, em parceria com a defesa civil e o corpo de bombeiros, para garantir a segurança das famílias afetadas e iniciar as medidas emergenciais”, informou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Inicialmente, o rompimento deixou 40 bairros de Campina Grande e os municípios de Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Areial e Montadas com o abastecimento de água temporariamente interrompido. Em nota divulgada neste domingo (9), a Cagepa informou que o abastecimento de água foi restabelecido com segurança. “Após inspeções técnicas detalhadas, foi confirmado que os demais reservatórios permanecem íntegros e em plenas condições de operação.”

A previsão é que o fornecimento de água seja regularizado gradativamente na região ao longo de todo o dia. As famílias afetadas pelo rompimento, segundo o comunicado, estão sendo assistidas com estadias em hotéis, aluguel social alimentação e “apoio em todas as instâncias”. “O governo determinou indenização integral às famílias atingidas”, concluiu a Cagepa.


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas