policia militar.jfif

RN registra alta de 51% em mortes causadas por policiais

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 51% no número de pessoas mortas em ações policiais em 2025 em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total passou de 91 casos em 2024 para 137 no ano passado, colocando o estado entre os que tiveram maior crescimento no país.

O avanço no RN ocorre em um contexto nacional de aumento da letalidade policial. Em todo o Brasil, 6.519 pessoas morreram em intervenções policiais em 2025, alta de 4,5% em relação às 6.238 registradas no ano anterior — média de 18 mortes por dia.

Nordeste e Norte concentraram as maiores elevações. Além do Rio Grande do Norte, o Maranhão teve crescimento de 87%, com os registros quase dobrando, de 76 para 142 mortes. O caso mais extremo foi Rondônia, onde as mortes saltaram de 8 para 47, alta de 488%.

No RN,  a secretaria de Segurança Pública atribuiu o aumento à migração de grupos criminosos do Sudeste para o Nordeste, o que teria intensificado disputas territoriais e confrontos armados com a polícia.

A Secretaria de Segurança Pública informou ainda que o estado aderiu ao projeto federal de câmeras corporais e deve receber 793 equipamentos, que serão destinados a unidades da Polícia Militar em cidades com mais de 100 mil habitantes, como Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

O Instituto Sou da Paz defende medidas como o uso de câmeras corporais, protocolos de supervisão e responsabilização para conter o avanço das mortes em ações policiais.

Informações da Folha de S Paulo 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas