O próximo presidente será um nepo-baby vingativo ou um esquerdista caduco
- Compartilhe pelo whatsapp
-
Compartilhar no facebook
- Compartilhe pelo email
A revista britânica The Economist trouxe uma grande reportagem sobre as eleições de outubro. Veja abaixo como os ingleses veem os últimos acontecimentos no Brasil:POUCOS PAÍSES são tão afortunados como o Brasil. Não enfrenta qualquer ameaça de invasão. A sua economia é mais resiliente do que quase qualquer outra às tarifas insensatas de Donald Trump. Desfruta de relações relativamente amigáveis com ambas as superpotências. Acima de tudo, está inundado de recursos cobiçados.
No entanto, à medida que o Brasil se prepara para as eleições gerais de 4 de outubro, um velho adágio — o de que é o país do futuro e o será sempre — volta a fazer eco. Em vez de capitalizar as suas vantagens, o Brasil está praticamente condenado a optar por mais quatro anos de impasse polarizado. Empatados nas sondagens estão Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente de 80 anos conhecido como Lula, e Flávio Bolsonaro, o filho mais velho de Jair Bolsonaro, um antigo presidente populista que cumpre uma pena de 27 anos por planear um golpe de Estado após perder a recandidatura em 2022. Pensemos num duelo entre Bernie Sanders e Donald Trump Júnior, se o jovem Trump tivesse ligações ao submundo do crime.
O sufrágio é um concurso de impopularidade. Os brasileiros temem que Lula arruíne a economia, enquanto escolher Flávio poderá significar guerras culturais, caos ambiental e relações desconfortavelmente estreitas com a administração do presidente Trump. Nenhum dos candidatos receberá o mandato esmagador necessário para combater o mal-estar fiscal ou a disfunção institucional do Brasil. A pairar sobre as eleições está um escândalo de corrupção sórdido envolvendo festas "bunga-bunga" e um banqueiro playboy, que enredou toda a classe política, bem como o poderoso Supremo Tribunal Federal, até agora a última linha de defesa contra a elite autocentrada.As apostas não podiam ser mais altas. O governo vive muito acima das suas posses e os credores estão a ficar inquietos. Trump trata a América Latina como um parque de diversões pessoal, raptando o presidente da Venezuela, apoiando o da Argentina, endossando populistas de direita afins numa série de eleições e detonando barcos nas Caraíbeas. Se o Brasil, o maior país da região e um centro de gravidade rival, entrar em alinhamento estreito com a América, ele ficará ainda mais encorajado. Para coroar tudo isto, o vencedor das eleições nomeará quatro dos 11 juízes do Supremo Tribunal Federal, moldando o país para uma geração.O Brasil é um verdadeiro Eldorado. Enquanto o resto do mundo luta contra a escassez de petróleo e de alternativas renováveis, o Brasil transborda de ambos. Em agosto, a Petrobras, a petrolífera estatal, descobriu o seu primeiro crude na Margem Equatorial, a província petrolífera com o crescimento mais rápido do mundo, ao largo da costa nordeste da América do Sul. Com o tempo, isso impulsionará a sua já prodigiosa produção nos campos do "pré-sal", ao largo da costa oriental. Exatos 89% da eletricidade do Brasil são fornecidos por energias renováveis, sobretudo energia hidroelétrica. A energia eólica e solar cresceram tão rapidamente que a rede muitas vezes não consegue absorver toda a produção. A energia verde excedente poderia alimentar centros de dados e transformar o Brasil num polo de produção de aço de baixo carbono e de combustíveis limpos para a aviação e navegação.
A abundância energética é igualada pela alimentar. Ainda na década de 1970, a fome severa era comum, expulsando milhões de migrantes — incluindo um jovem Lula e os seus sete irmãos — do Nordeste árido para as megacidades do Sul. Depois, os avanços na investigação agrícola abriram o interior à pecuária e à agricultura. Este ano, o Brasil deverá ultrapassar os Estados Unidos como o principal exportador agrícola do mundo. É agora soberano na carne bovina, café, algodão, sumo de laranja, soja e cana-de-açúcar. No ano passado, Trump teve de revogar as tarifas que impusera sobre os produtos agrícolas brasileiros durante o julgamento de Bolsonaro, após estas terem ajudado a fazer subir os preços dos alimentos na América.
Há riqueza sob o solo também. O Brasil ostenta a segunda maior reserva mundial de terras raras, um grupo de minerais utilizados em muitos bens de alta tecnologia que são produzidos e processados quase exclusivamente por empresas chinesas. O Brasil poderá, assim, ser central nos esforços dos países ocidentais para assegurar fornecedores alternativos. Emissários europeus e americanos "assediam-nos em busca de acordos sobre terras raras, no bom sentido", afirma um diplomata em Brasília, a capital.
Esta cornucópia de energia, comida e minerais fez do Brasil o maior destinatário de investimento direto estrangeiro entre os países em desenvolvimento no ano passado, a seguir à China. Atraiu 77 bilhões de dólares, ficando muito à frente dos 39 bilhões da Índia. "O Brasil tem ativos tangíveis que vão valorizar num mundo de maior conflito geopolítico", diz Christopher Garman, da Eurasia Group, uma consultora de Nova Iorque.No entanto, problemas graves estão a travar a economia, apesar do entusiasmo externo. Taxas de juro reais de 9% estão a asfixiar o crescimento. Elas impulsionaram um aumento nos incumprimentos corporativos e no endividamento das famílias. Lula enfrenta um dilema semelhante ao de Joe Biden, outro líder geriátrico cuja campanha de reeleição lutou porque os eleitores se sentiam pessimistas em relação à economia. Mais de metade dos brasileiros diz que a economia está num estado mau ou muito mau, uma proporção que tem subido nos últimos meses. Cerca de 9 milhões de empresas estão em situação de incumprimento, face aos 4 milhões de há uma década, quando o Brasil estava em recessão. O serviço da dívida consome 30% do rendimento médio das famílias, de acordo com a Tendências, uma consultora em São Paulo, o nível mais elevado desde que começou a contabilizar em 2004.
A raiz do problema é o forte endividamento do próprio governo, que está a empurrar as taxas para cima para todos os outros. A dívida pública ronda os 100% do PIB. O déficit supera os 9% do PIB. O governo paga uma proporção maior do PIB em juros do que qualquer outro grande país, exceto o Egito e o Paquistão. O histórico de hiperinflação e recessões do Brasil deixa os credores particularmente cautelosos. Boa parte da dívida está indexada às taxas de juro locais, o que significa que sempre que estas sobem, o mesmo acontece aos custos de refinanciamento.
Ao longo de três mandatos como presidente — de 2003 a 2011 e desde 2023 —, Lula gastou largamente em subsídios e crédito bonificado. A 17 de setembro, por exemplo, aumentou em 15% os pagamentos do principal programa social do governo, o Bolsa Família. Os brasileiros gastaram alegremente a sua folga financeira, o que manteve a economia a crescer e o desemprego baixo. Mas a produtividade tem estagnado e os consumidores parecem estar a abrandar. Os economistas preveem que o crescimento anual ronde cerca de 1% em 2027 e 2028. No início deste mês, Lula apresentou uma solução alarmante: "Precisamos de acabar com essa conversa fiada de ter superavit e manter a disciplina fiscal."
Os Bolsonaros, populistas convictos, não são muito melhores. Bolsonaro quebrou um teto de gastos que fora imposto em 2016 para recuperar a confiança dos mercados. Para impulsionar as suas hipóteses de reeleição, triplicou o montante de dinheiro distribuído pelo Bolsa Família e quase duplicou o número de beneficiários. Embora Flávio prometa sobriedade fiscal, em julho, quando os seus índices de aprovação começaram a cair entre as mulheres, prometeu a 70 milhões delas telemóveis e internet gratuitos.
Ambos os candidatos terão dificuldades em conter os grupos de interesse que estão a fazer disparar a despesa. Um deles é o dos pensionistas, que conseguiram blindar aumentos constantes nas prestações. O salário mínimo no Brasil é atualizado anualmente com base na inflação e no crescimento do PIB dos dois anos anteriores. As pensões estão indexadas ao salário mínimo, tal como o subsídio de invalidez, o subsídio de desemprego e outros benefícios. Isto significa que, por cada aumento de um real (0,19 dólares) no salário mínimo mensal, a despesa pública anual sobe em 400 milhões de reais. Esta indexação está a devorar o orçamento federal: 90% dele destina-se agora a despesas obrigatórias, maioritariamente pensões. Ao ritmo atual, não sobrará dinheiro para despesa discricionária até 2029, precipitando uma paralisação do governo ("shutdown").
Esta proteção excessiva dos idosos rouba aos jovens melhores escolas, cuidados de saúde e estradas. O Brasil gasta 10% do PIB em pensões, sensivelmente o mesmo que o Japão, apesar de a sua população ser muito mais jovem. Em contrapartida, investe apenas 18% do PIB, menos de metade da quota da Índia.
Os burocratas privilegiados constituem outro encargo. A constituição estipula que nenhum funcionário pode ganhar mais do que os juízes do Supremo Tribunal Federal, que recebem 8.865 dólares por mês. No entanto, mais de 67.000 funcionários públicos ganham muito mais graças a subsídios de habitação, transporte e outros, isentos de impostos. Estes "supersalários", como a imprensa local lhes chama, elevam os ganhos medianos de juízes e procuradores para 48 vezes o valor nacional. (O juiz mais bem pago da América ganha apenas seis vezes o salário mediano nacional.) "O Brasil foi feito refém pelos funcionários públicos no topo", diz Guilherme Coelho, da Republica.org, uma organização de investigação que analisa o desperdício governamental.
Os benefícios fiscais injustificados são um terceiro fardo. As portadas de fuga ao fisco para empresas, algumas das quais inscritas na constituição, custam uns impressionantes 7% do PIB por ano, face aos 2% registados em 2003. "Aqui as empresas não competem por uma quota de mercado, mas por uma quota do governo", aponta um economista. Médicos, advogados e outros profissionais beneficiam igualmente de acordos vantajosos.
Em teoria, ambos os candidatos estão determinados a combater os interesses instalados. Lula eliminou alguns incentivos fiscais e dificultou a criação de novos. Um conselheiro de Flávio ataca com entusiasmo os "parasitas" no Estado. Daniella Marques, que lidera a política económica da sua campanha, elogiou Javier Milei, o presidente libertário da Argentina, como "um grande exemplo". Mas, quando questionada, a sua equipa oferece poucos detalhes.
Na prática, o vencedor terá dificuldades em conter tal despesa. A reforma das pensões é politicamente tão difícil no Brasil como em qualquer outro lugar. Ao longo da última década, uma sucessão de presidentes fracos cedeu o controlo de um quarto da despesa discricionária a membros do Congresso, para distribuírem pelos seus distritos com escassa supervisão. Grande parte do dinheiro acabou nos bolsos de amigos em vez de em escolas ou clínicas locais.
Nos últimos quatro anos, Lula não conseguiu restaurar a ordem. O próximo parlamento deverá ser dominado por partidos de direita, o que poderá dificultar ainda mais a sua governação. Tampouco Flávio conseguiu conquistar muitos deles. Para avançar com a sua agenda, qualquer um dos homens teria de continuar a comprar o Congresso.
O Congresso não é a única instituição com motivações questionáveis. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal permitiu que os juízes julgassem processos envolvendo empresas ou indivíduos com ligações aos seus próprios familiares. Oito dos dez atuais juízes do Supremo do Brasil têm familiares a trabalhar em sociedades de advogados que representam causas perante o tribunal. Clientes sem escrúpulos contratam-nos na esperança de receber tratamento preferencial.
A ubiquidade do tráfico de influências tornou-se evidente com o colapso do Banco Master, um credor minado por fraudes. O seu patrão, Daniel Vorcaro, oferecia festas sumptuosas a políticos e juízes, fretando profissionais do sexo da Rússia, Venezuela e outros locais. Tinha preferência por prostitutas estrangeiras porque estas não conseguiam compreender as conversas dos clientes. Numa festa de Halloween organizada num clube noturno chamado "Madame Satan", 120 mulheres compareceram a lado de apenas 20 homens, na sua maioria políticos. "O Davi está a passar-se a perguntar se as raparigas suíças vêm aí", lia-se numa mensagem de texto trocada entre o banqueiro e o seu intermediário, numa referência aparente a Davi Alcolumbre, o líder do Congresso (o qual nega o facto).
Depois de Vorcaro ter sido detido a tentar fugir num jato privado em novembro passado, a polícia federal investigou os seus oito telemóveis. Quase metade do Supremo Tribunal Federal tinha ligações a ele, conforme se apurou. As mensagens sugerem que Vorcaro pagou uma acompanhante a um juiz, comprou uma participação de 4 milhões de dólares num hotel pertencente a outro e contratou a mulher e os filhos de outros dois magistrados através de contratos avultados, mas vagos.
As instituições do Brasil chegaram assim a um ponto de destruição mútua assegurada. Apenas o Supremo Tribunal Federal pode investigar políticos por crimes como a corrupção. E apenas os políticos podem destituir os juízes do Supremo, o que prometem fazer. Os congressistas têm incentivos para visar os juízes que os investigam, enquanto os juízes têm incentivos para visar os congressistas que os querem destituir. O facto de o escândalo do Banco Master envolver toda a elite significa que um acordo de bastidores poderá eventualmente safar toda a gente.Nenhum dos principais candidatos consegue combater a podridão. Flávio faz parte dela. Ele afirmou nunca ter conhecido Vorcaro, o que tornou embaraçosa a divulgação, em maio, de uma gravação de ambos a conversar, sobretudo porque apelidou o banqueiro de "meu irmão" e lhe pediu 25 milhões de dólares para financiar um filme sobre o seu pai. Cerca de 11 milhões de dólares foram disponibilizados, a maior parte dos quais acabou numa conta bancária ligada ao verdadeiro irmão de Flávio, Eduardo, que vive no Texas. Flávio também tem sido investigado por alegadamente embolsar os salários de funcionários fantasmas enquanto cumpria funções na câmara municipal do Rio de Janeiro (o que nega) e pelas suas ligações a criminosos locais. Um contacto particularmente infame foi Adriano da Nóbrega, um antigo capitão da polícia que passou a chefiar um esquadrão da morte. Flávio nomeou Nóbrega para uma medalha depois de este ter sido preso por homicídio e deu emprego à sua mulher e mãe. (Alega que desconhecia que estavam na sua folha de pagamentos.)
Enquanto isso, embora Lula não tenha sido implicado no caso do Banco Master, alguns dos seus aliados foram-no. O seu partido continua a ser manchado por escândalos de corrupção anteriores e o seu filho está a ser investigado por tráfico de influências.
A campanha tem sido mesquinha e despida de substância. A principal proposta de Flávio cinge-se a indultar o pai e destituir os juízes que o prenderam. Este mês, o antigo chefe da força aérea, Carlos Baptista Junior, publicou um livro detalhando como Bolsonaro tentou persuadi-lo a ele e aos restantes chefes militares a encenarem um golpe de Estado, ventilando ideias sobre como anular as eleições que acabara de perder. Bolsonaro desistiu do plano apenas depois de o comandante do exército o ter avisado: "Se fizer isso, terei de o prender." À semelhança do pai, Flávio tem lançado dúvidas sobre as urnas eletrónicas do Brasil, afirmando falsamente que o mesmo tipo de equipamento foi utilizado numa eleição roubada na Venezuela — uma fabricação completa. Desconhece-se se aceitaria uma vitória de Lula.
As restantes propostas de Flávio são pura retórica vazia. Afirma que decretará que "o Brasil pertence ao Senhor Jesus Cristo" e que castrará quimicamente violadores. Uma vitória significaria um alinhamento estreito com Trump. Flávio e a sua família têm feito lóbi junto da administração Trump para que imponha tarifas e sanções aos inimigos de Bolsonaro. Em comícios de campanha, os apoiantes têm desfilado com bandeiras americanas e bonecos insufláveis de Trump a agarrar Lula pelo colarinho.
Flávio aparenta estar disposto a aquiescer às exigências expansionistas da América sobre terras raras. A Casa Blanca quer que o Brasil a notifique antes da venda de quaisquer empresas ou ativos envolvendo minerais críticos e que limite o investimento por parte de "entidades estrangeiras de preocupação", conferindo na prática aos Estados Unidos um direito de veto sobre a utilização dos minerais brasileiros. Não obstante, a Faria Lima — o equivalente brasileiro a Wall Street — está cautelosamente a alinhar-se com Flávio na expectativa de que cumpra o prometido quanto a cortes de gastos.
Lula, por seu turno, fala em investir em defesa e inteligência artificial. Possui um registo sólido na redução da desflorestação. Tem defendido leis para estimular o investimento em centros de dados e em terras raras, ainda que com forte envolvimento estatal. "Queremos construir uma cadeia de valor acrescentado, e não simplesmente exportar matérias-primas de forma colonial, deixando para trás apenas buracos no chão", sustenta Guilherme Boulos, um ministro que integra a campanha de Lula.
Contudo, não há dinheiro para pagar as ideias de Lula e este não possui um plano credível para endireitar as contas públicas. Nos comícios, discursa longamente durante horas, focando-se sobretudo nas suas glórias passadas e na sua trajetória de vida. A sua mulher, muito mais nova, encarregou-se de publicar vídeos dele a treinar para provar que se encontra em forma. Em público, usa um chapéu estilo Panamá para ocultar cicatrizes resultantes da remoção de um sinal e de uma cirurgia na sequência de uma queda na banheira.
O Brasil não é um caso perdido. Mesmo quando a política desce aos abismos de um escândalo depravado, uma sociedade civil robusta, uma imprensa livre vibrante e uma polícia nacional independente continuam a responsabilizar os poderosos. "Pelo menos no Brasil as investigações de corrupção acontecem de facto", observa o académico Celso Rocha de Barros. Os jornalistas na Índia e na Turquia podem olhar para isto com inveja.
O Brasil venceu a fome, a hiperinflação, o regime militar e uma tentativa de golpe em poucas décadas. Apesar da disfunção, vai-se safando. O próximo mandato presidencial, contudo, tem fortes probabilidades de ser um caos. Nenhum dos principais candidatos parece disposto a endireitar as contas do Estado. Nenhum terá o apoio necessário no Congresso para instituir reformas significativas. Nem o próprio Congresso nem os tribunais conseguem reparar a podridão institucional brasileira, visto estarem ambos nela implicados. As coisas vão piorar antes de melhorarem.
Notícias relacionadas
Corpo de São Francisco ficará exposto a todos no próximo ano
Vatican News A caminho do oitavo centenário da morte de São Francisco (1226-2026). Neste sábado, 4 de outubro, dia da...
- Compartilhe pelo whatsapp
-
Acordo entre o RN e a União pode destravar empréstimo de até R$ 855 milhões e empurra o problema fiscal para o próximo governo
A homologação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do acordo entre a União e o Rio Grande do Norte é, sem...