carregamento carro elétrico.jpg

Nota Técnica do CREA/RN é favorável a carregamento de carros elétricos em ambientes fechados

Enquanto não sai uma legislação federal a respeito, cada Conselho de Engenharia vai dando seus pitacos sobre o uso de carregadores de carros elétricos em edificações. Agora, foi o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte quem publicou uma Nota Técnica com diretrizes para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos. O documento tem validade temporária, até que sejam publicadas normas técnicas definitivas por órgãos como a ABNT, Inmetro, ANEEL e o Corpo de Bombeiros.

A nota é mais uma defesa da contratação de profissionais habilitados para fazer projetos de adaptação, especialmente para as edificações mais antigas, e começa logo dizendo que “O maior desafio reside na elaboração de projetos e na execução das instalações por profissionais legalmente habilitados e capacitados com atribuições na modalidade de Engenharia Elétrica”.

Antes, Notas Técnicas do CREA/PE e CREA/SE apresentavam alerta contundente: “a recarga de veículos elétricos em garagens subterrâneas, sob pilotis ou em ambientes fechados de edificações existentes representa risco estrutural severo, com possibilidade de colapso parcial ou total das estruturas”.

 Já o CREA/RN vai na direção contrária: “A eletromobilidade é uma realidade irreversível. O desafio atual está em normatizar com inteligência técnica e viabilidade prática, sem impor entraves desnecessários, tanto em ambientes fechados quanto abertos”.

E reafirma seu papel de reserva de mercado com a orientação para que “todos os projetos devem ser elaborados e executados por profissionais habilitados, acompanhadas das respectivas ARTs, conforme as normas técnicas já consolidadas”.

A Nota Técnica é assinada pelo presidente do CREA/RN, Roberto Wagner Costa Fernandes, que é engenheiro eletricista.

 

 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas