A Norsal, localizada em Areia Branca e uma das principais produtoras de sal do Brasil, passou a adotar ações inovadoras de logística para transportar os cerca de 360 milhões de quilos de sal que produz por ano. Uma delas é uma parceria com a CHEP, líder mundial em soluções para a cadeia de suprimentos e e economia circular, por meio do compartilhamento e reutilização de paletes.
A Norsal utiliza paletes da CHEP em toda a sua operação de distribuição, que abrange tanto o transporte rodoviário quanto o marítimo, mais conhecido como cabotagem. A escolha por essa solução sustentável evita o uso de paletes descartáveis, reduz o desperdício de recursos naturais e diminui as emissões de CO₂ associadas à cadeia logística. “Além do apelo ambiental, o sistema de pooling contribui diretamente para nossa eficiência operacional. Evitamos o acúmulo e o descarte de paletes, reduzimos custos com reposição e ganhamos segurança no transporte”, explica Marcos Barros, diretor da Norsal.
Além disso, a empresa utiliza energia solar e dos ventos para o beneficiamento do sal e a parceria com a CHEP complementa essa estratégia de baixo impacto ambiental ao atuar justamente na etapa de distribuição, considerada uma das mais críticas em termos de emissão de carbono.
Com o uso dos paletes CHEP, a empresa diz ter evitado a emissão de quase 449 mil quilos de carbono para a atmosfera. Além disso, a empresa economizou no consumo de madeira 1.362.595 dm³, o que corresponde a mais de 1.300 árvores salvas. Graças aos resultados alcançados, a CHEP entregou um certificado de sustentabilidade à Norsal, validado pelo estudo da RDC Environment, consultoria especializada em avaliação de impacto ambiental e que compara o uso do palete CHEP com os modelos convencionais, comprovando os ganhos ambientais da parceria.