O Grupo Pensar RN coordenado pelo professor Rivaldo Fernandes, superintendente do IBAMA RN, realizou um seminário no município de Assu para debater a realidade espacial e as potencialidades socioambientais e econômicas do Vale, região considerada estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A exposição principal foi conduzida pelo Professor Raimundo Inácio, economista e geógrafo da UERN, que destacou a diversidade produtiva da microrregião e a importância da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves como recurso hídrico fundamental para o semiárido potiguar.
A microrregião é composta por nove municípios com vocações distintas, como a produção de petróleo (Alto do Rodrigues), fruticultura (Pendências), turismo (Itajá e Porto do Mangue), mineração (Jucurutu) e atividades acadêmicas e administrativas (Assu). O evento contou com a presença de ex-gestores públicos e especialistas, fortalecendo o debate técnico e político. O sociólogo e prefeito do município de Itajá esteve presente acompanhando todo o debate sobre o vale do Assu.
O seminário integra a agenda de ações do Grupo Pensar RN, que já abordou temas como inovação e energias renováveis e, no próximo dia 1º de agosto, discutirá a segurança pública no estado. A região de Mossoró será o próximo foco de estudo do grupo.