Cultura imaterial
A cultura do Rio Grande do Norte, tanto a material como a imaterial, nunca esteve tão em alta na Assembleia Legislativa desde que a Casa aprovou proposta do deputado Hermano Moraes (PV) que restringiu os projetos de utilidade pública com a exigência de novos documentos e maiores prazos.
É que agora a moda é apresentar projetos reconhecendo como Patrimônio Cultural do Estado diversos locais, modos e costumes.
Na pauta da Comissão de Constituição e Justiça esta semana estava o reconhecimento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Martins; da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Redondo; do Beco da Lama, em Natal; da Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, de Santana do Matos; das Escolas de Samba Malandros do Samba e Balanço do Morro, em Natal; do complexo turístico da Ilha de Santana, em Caicó, do município de Areia Branca como capital da Costa Branca; do município de Pendências como a Terra do Camarão; Canguaretama como a Terra do Caranguejo; da Festa do Zé Pereira, em São João do Sabugi.
Fecomércio é favorável ao aumento do ICMS. Dos outros
A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte deu um claro exemplo de como se comporta o empresariado local na hora de defender seu bolso. A entidade se manifestou favorável ao aumento do ICMS. O presidente da entidade, Marcelo Queiroz, deu entrevista em que defendeu o aumento do imposto sobre produtos importados de17% para 20% “como forma de incentivo ao comércio local”.
É bom lembrar que a entidade foi uma das que mais brigou contra o reajuste de 18% para 20% da alíquota do mesmo imposto no Rio Grande do Norte proposta pelo governo e aprovada pela Assembleia sob a alegação de que ‘o aumento da carga tributária tende a encarecer o custo de vida, reduzir o poder de compra das famílias e inibir o consumo, especialmente entre as camadas mais vulneráveis da sociedade”.
Agora quando se trata das compras feitas em sites como Shein, Shopee e AliExpress que tem preços bem menores, a Fecomércio não se lembrou dos consumidores.
Nordestão na Rota do Sol
O grupo Nordestão se prepara para abrir uma nova loja na Rota do Sol, onde funcionou a churrascaria Tererê, no caminho do litoral Sul. O ponto é estratégico tanto para quem vai às praias, aos condominios que proliferam na área de Pium/Cotovelo, para a Cidade Verde e para os moradores de Ponta Negra e Alagamar.
O supermercado que se orgulha de ser potiguar, mudou sua estratégia e agora trocou o Show de Prêmios pelo Show de Selos. Os clientes ao invés de concorrerem a carros e outros prêmios valiosos, passam a juntar selos para ter descontos em produtos como refratários para cozinha, mesma estratégia adotada há anos por grandes redes como o Carrefour.
O boom dos medicamentos
Em cada esquina uma farmácia. Essa realidade das maiores cidades brasileiras evidencia um fato que a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo, mostra com números. Nos últimos dois anos, 4.227 farmácias foram abertas, totalizando 123.565 estabelecimentos no ano passado. Esse crescimento segue a crescente demanda por medicamentos.
De acordo com o levantamento, as famílias brasileiras desembolsaram cerca de R$ 215,8 bilhões com medicamentos no ano passado. Um acréscimo de 9,5% em relação a 2023. Com o reajuste de cerca de 5% este mês, a tendência é que tais valores sejam ainda maiores ao longo deste ano.
Comunicação em rede
A Pesquisa Quaest divulgada esta semana mostra como as redes sociais vem ganhando cada vez mais protagonismo no debate político nacional. De acordo com a pesquisa, 37% disseram se informar sobre política pela TV e 36% pelas redes sociais e 10% por sites, blogs e portais de notícias. Outros, incluídos rádio e jornais impressos, ficaram com11% das respostas.
Na faixa dos 16 aos 34 anos, nada menos do que 48% apontaram as redes como meio usado para se informar sobre política e 28% pela TV e 14% sites, blogs e portais. Mesmo entre os que tem mais de 60% vem caindo o meio TV como fonte de informação. Já foi 61% e na última pesquisa foi apontado por 53%, enquanto as redes sociais cresceram para 19%.
Não causa surpresa nenhuma o cruzamento desses dados com o voto dado em 2002. Entre os que votaram em Bolsonaro, 45% se informam por redes sociais e só 27% pela TV. Já entre os eleitores de Lula o sinal é inverso. 48% se informam pela TV e 29% pelas redes.
Mais carros elétricos
Uma pesquisa da PwC apontou que 75% dos consumidores brasileiros estão interessados em adquirir veículos elétricos até 2029, maior intenção de compra de veículos elétricos entre países da América Latina.
Entidade privada, custeio público
Em meio à discussão sobre a real destinação das emendas parlamentares para hospitais que funcionam sob o manto da filantropia, eis que o deputado João Maia (PP), mesmo sem fazer alarde, enviou R$ 2 milhões para o Hospital Severino Lopes, administrado pela Sociedade Professor Heitor Carrilho. Como o recurso não pode ser repassado diretamente, o dinheiro caiu na conta da Prefeitura de Natal que assinou um Termo de Fomento publicado no Diário Oficial transferindo o dinheiro para aquisição de medicamentos, gêneros alimentícios, suprimentos, insumos e produtos hospitalares, bem como o custeio de outras atividades para a melhoria contínua dos serviços do hospital.
O Hospital Infantil Varela Santiago, por sua vez, recebeu R$ 450 mil de emendas do deputado General Girão (PL) e a APAE vai ter R$ 100 mil enviados pelo Sargento Gonçalvez (PL).
E o grupo Reviver assinou dois Termos de Fomento no valor de R$ 470 mil com a Prefeitura para a realização de exames de mamografia para diagnóstico de câncer de mama através da sua unidade móvel, denominada Savanna Aráujo. O dinheiro é proveniente de emendas impositivas do deputado Benes Leocádio (União) e do então deputado Paulo Freire (União).
Empresa Amiga do Autista
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal lançou o Edital de Seleção Pública para a concessão do “Selo Empresa Amiga do Autista”. O selo foi criado por lei no ano passado e a empresa interessada deverá comprovar o atendimento aos critérios estabelecidos pela Lei como doação de bens, valores e equipamentos às ações promovidas pelo Município ou entidades do terceiro setor; reserva de postos de trabalho; adaptação nos estabelecimentos comerciais; criação de espaços para auxiliar em possíveis desregulações; patrocínio de eventos culturais, esportivos e de lazer; isenção de pagamento de entrada; ou realizar campanhas de conscientização.