Domingo na Hora H

O Crea acordou

Agora vai! 

Depois de um longo período sem se ter notícia de que o CREA/RN servia para alguma outra coisa que não seja arrecadar dinheiro dos engenheiros, a diretoria da instituição resolveu deixar o conforto do giroflex e ir visitar a interminável obra da ponte de Igapó, que há tanto tempo dificulta a vida de quem mora na Zona Norte e precisa se deslocar para o outro lado da cidade. Agora é aguardar qual será o resultado dessa visita.

PV educa no Youtube

O Partido Verde no Rio Grande do Norte inova em termos de formação política local e lançou a série Meio Ambiente em Ação no Youtube. Cada episódio mensal irá abordar temas relativos ao que será debatido na COP30 em Belém, PA, em novembro.

O primeiro episódio já está no ar e aborda uma tese polêmica: O Ponto do Não Retorno da Floresta Amazônica como causa das Mudanças Climáticas.

Segundo alguns cientistas seria o ponto a partir do qual o bioma da Floresta Amazônica não seria capaz mais de se regenerar, levando grandes áreas ao colapso com consequências no clima em todo o planeta.

Pelo menos, o PV busca fazer algo mais do que pensar somente nas próximas eleições.

O brasileiro é liberal na economia

A pesquisa Atlas Intel divulgada esta semana mostra que a população brasileira é majoritariamente favorável ao liberalismo:

  • 54% acham que o Estado deve respeitar o teto de gastos para evitar endividamento futuro
  • 41% acham que o Estado não deveria regular o mercado de bens e serviços
  • 37% acham que o Estado o não deveria interferir na livre concorrência para proteger empresas ou setores econômicos
  • 65% acham preferível diminuir os gastos do governo a aumentar impostos

 A única tese em que os entrevistados não concordaram com os postulados liberais foi a de que todas as empresas públicas deveriam ser privatizadas. 41% disseram discordar dessa afirmação.

Vivendo no perigo

Os ciclistas no Brasil têm mesmo muita coragem para praticarem essa atividade como lazer ou meio de transporte. Como se viu recentemente com a morte de um ciclista na Hermes da Fonseca, trafegar por ruas mal iluminadas, com buracos e com a falta de respeito dos motoristas torna pedalar uma atividade de risco.

E não é só em Natal. Na terça-feira de carnaval em Brasília foi registrada a morte de dois ciclistas em acidentes em locais diferentes da cidade. No ano passado, o Detran do Distrito Federal registrou 14 mortes envolvendo ciclistas.

40 anos de democracia

No próximo sábado, dia 15, completa os 40 anos da posse de José Sarney na Presidência da República. Para muitos cientistas políticos a posse de Sarney, a 15 de março de 1985, é a data mais apropriada para marcar a volta do Brasil ao regime democrático depois de 20 anos da ditadura militar já que com a doença de Tancredo Neves o Brasil ainda viveu momentos de muita incerteza se os militares dariam um golpe para evitar a posse de Sarney que trocara o  PDS de sustentação ao regime autoritário para ser vice na eleição indireta de Tancredo.  

O próprio Sarney, Nelson Jobim, ex-ministro do STF, e Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda, farão um debate sobre esses 40 anos num evento no Panteão da Pátria em Brasília nesse dia.

Bons tempos em que a política era feita por pessoas com capacidade de pensar e não pautada por trends e dancinhas nas redes sociais.

DOC Brizola

Por falar em democracia, uma boa dica para este domingo é assistir o documentário Brizola, Anotações para a História, do cineasta Silvio Tendler, disponível na plataforma Sesc Digital. Esse doc fecha a quadrologia de Tendler sobre a era Vargas e suas consequências na história do Brasil que começou com Dr. Getúlio – Últimos Momentos, seguiu com JK- Uma trajetória política, e depois com Tancredo – A Travessia. Os três podem ser vistos de graça no site da produtora Caliban, do próprio Silvio Tendler.


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas