Vários países da Europa enfrentam hoje um apagão geral de energia de grandes proporções, incluindo Portugal e partes da Espanha e França. Algumas regioes da Itália e da Alemanha também enfrentam problemas. A interrupção no fornecimento de energia começou por volta das 07h30, horário de Brasília, e deixou milhões de pessoas sem eletricidade, afetando serviços essenciais como internet e linhas telefônicas.
As autoridades e empresas de energia trabalham para identificar as causas do apagão e restaurar a normalidade o mais rápido possível. Enquanto isso, a população enfrenta desafios, desde dificuldades na comunicação até impactos na economia e no transporte público.
Aeroportos enfrentam dificuldades na operação e empresas brasileiras que mantém negócios na Europa tiveram suspensos os contatos.
Ainda não há informações oficiais sobre o motivo da falha, mas especialistas indicam que pode ter relação com sobrecarga na rede elétrica ou problemas técnicos em sistemas de distribuição de energia.
ATUALIZAÇÃO
Além dos países citados acima, o apagão atingiu também parte da Polonia e Finlândia e as causas ainda estão sendo investigadas. Duas hipóteses estão entre as mais prováveis::
-
Fenômeno atmosférico raro – Segundo a operadora de energia da Espanha, variações extremas de temperatura provocaram oscilações anômalas nas linhas de alta tensão, causando falhas de sincronização na rede elétrica interligada.
-
Possível ciberataque – Autoridades espanholas e portuguesas não descartam a possibilidade de um ataque cibernético, e o Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha está investigando essa hipótese.
A normalização total da rede pode levar até uma semana, enquanto especialistas avaliam os impactos e medidas para evitar novos apagões.
Operação de emergência
Segundo a operadora da rede elétrica de Portugal, o fenômeno foi causado por oscilações anormais nas linhas de alta tensão devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha. Essas oscilações causaram "falhas de sincronização" entre os sistemas. Essa hipótese ainda não foi confirmada pelo governo espanhol.
Os governos espanhol e português se reuniram para discutir a queda de energia e um comitê de crise foi criado na Espanha, diz a agência de notícias Reuters.
Na França, a operadora de rede RTE informou que houve uma breve interrupção, mas a energia já foi restaurada.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou o centro de controle da operadora de transmissão de eletricidade Red Eléctrica.
Seguimos acompanhando os desdobramentos desse evento e traremos mais atualizações assim que disponíveis.