oiticica.jfif

A guerra das narrativas

Nestes tempos em que a verdade é relativa e os fatos são interpretados de acordo com as narrativas da polarização  política, os jornais do Rio Grande do Norte deram uma grande contribuição para quem estuda o assunto.

Manchete da Tribuna do Norte: Lula  fez 7% de Oiticica, menos que o governo Jair Bolsonaro

Manchete do Novo Notícias: Barragem de Oiticica: em 2 anos, Governo Lula investiu mais que o dobro do Governo Bolsonaro, em 4 anos.

Cada qual apresenta números divergentes sobre a quantidade de recursos liberados para a realização da obra.

Os números de cada um em milhões

 

Dilma

Temer

Bolsonaro

Lula

 

 

 

 

 

Tribuna do Norte

R$ 139,6

153,8

292,2

Não cita nada

Novo Notícias

R$ 165,8

25,8 + 100,3 de emendas = 126,1

87 + 206,5 de emendas = 293,5

207,3

O que está por trás dos números  é a guerra de narrativas. O senador Rogério Marinho (PL), que foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo Bolsonaro foi quem divulgou nas suas redes sociais dados mostrando que a obra só andou na época dele pelo ministério. Segundo a postagem dele, no governo Bolsonaro a obra atingiu 93% de execução.

Já o atual ministro Waldez Goes chegou a cerimônia de inauguração da barragem desmentindo Rogério e disse que quando assumiu a pasta não havia recursos para essa obra no orçamento da União de 2023 que, no caso, foi enviado ao Congresso em 2022, pelo então presidente Bolsonaro. 

Já o ministro Rui Costa passou logo o recibo. "Alguém que participava do governo passado andou dizendo que o presidente Lula só colocou 8% nessa obra. Para superar a mentira, só os fatos: essa obra começou em 2013 com a presidente Dilma. Quando tiraram ela essa obra estava em 69% da execução.O Lula e a Dilma colocaram 78% dos recursos dessa obra”.

Quem quiser que tire suas conclusões.


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas