A governadora Fátima Bezerra (PT) não está conseguindo capitalizar os números favoráveis que aparecem nas estatísticas sobre a segurança pública no Rio Grande do Norte. Pelo menos é isso que se pode inferir dos dados divulgados pela secretaria cruzando com os números das pesquisas de intenção de voto para o Senado.
A segurança é apontada em praticamente todas as pesquisas como o principal problema pelos entrevistados em todo o Brasil. Aqui, segundo a Sesed, os roubos a residências tiveram uma queda de 35,7% nos primeiros oito meses do ano em relação a igual período do ano passado. E os roubos a estabelecimentos comerciais caíram 32,6% no mesmo comparativo.
Apesar desses dados, a governadora continua entre terceiro ou quarto lugar nas intenções de voto ao Senado. Se ainda não o fez, está passando da hora dela encomendar uma ampla pesquisa qualitativa para saber o que está acontecendo. Afinal, quando a situação está ruim o desgaste do governante é grande, significa que é possível fazer o caminho inverso.
Veja os números divulgados em conta gotas pela Sesed:
Os roubos a residências no Rio Grande do Norte diminuíram de 596 casos registrados em 2024 para 383 ocorrências em 2025, o que representa uma queda de 35,7%. O levantamento compara os crimes ocorridos entre janeiro e agosto do ano passado com o mesmo período deste ano, segundo os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
Os roubos a estabelecimentos comerciais também estão em queda no RN. Foram 527 casos registrados em 2024 contra 355 ocorrências em 2025, ou seja, uma diminuição de 32,6%.
Os dados apresentados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.