1000237945.jpg

Médicos não querem trabalhar para Justiz e suspendem cirurgias em Natal

Natal volta a enfrentar problemas na área de cirurgias pagas pelo Sistema Único de Saúde.A partir desta terça-feira (14), as cirurgias de alta e média complexidade realizadas na Liga Contra o Câncer e os procedimentos pediátricos no Hospital Varela Santiago serão suspensos.

O motivo é o mesmo que já havia paralisado o serviço no mês de setembro. Os cirurgiões não querem aderir à empresa Justiz, contratada pela Prefeitura de Natal, com dispensa de licitação, para gerenciar os procedimentos na capital.

Sem acordo entre os profissionais e a nova contratada, o impacto será imediato. Só no Hospital Varela Santiago, cerca de 60 cirurgias pediátricas são realizadas por semana, o que deve gerar acúmulo de casos e atrasos no atendimento.

Na Liga Contra o Câncer, os cirurgiões também decidiram interromper as atividades eletivas até que a situação contratual seja revista. As cirurgias de urgência permanecem garantidas, mas um mutirão de mama, marcado para o próximo sábado não deve acontecer.

A decisão dos médicos de suspender os procedimentos já foi comunicado às respectivas chefias. O superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago, Paulo Xavier, disse que o hospital já está ciente da decisão e que o problema deve ser conduzido pela Prefeitura do Natal.

Desde que a empresa Justiz foi contratada pela Prefeitura que boa parte dos cirurgiões não aceitaram as regras estabelecidas para adesão ao contrato.

Blog Virginia Coelli


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas