1000109368.jpg

Papa surpreende e faz visita a Basílica de São Pedro

O Papa Francisco surpreendeu os fiéis que estavam na tarde hoje visitando a Basílica de São Pedro, no Vaticano, quando chegou para rezar diante do túmulo do Papa Pio X, o santo pontífice com quem sempre demonstrou forte ligação e a quem já havia rezado no último domingo.

Enquanto os guardas tentavam manter a ordem, centenas de pessoas se aproximaram, apertaram a mão de Jorge Mario Bergoglio e várias crianças foram por ele abençoadas. “Muita emoção, minha visão ficou turva pelas lágrimas e não consegui nem tirar uma foto”, contou aos meios de comunicação do Vaticano monsenhor Valerio Di Palma, cônego da Basílica de São Pedro, que havia voltado à sacristia por volta das 12h50 e, dez minutos depois, saiu atraído pelo alvoroço e viu a cadeira de rodas com o Papa, empurrada por Massimiliano Strappetti, seu assistente de saúde pessoal.

O Papa não disse palavra e estava com a cânula do respirador artificial, mas cumprimentou as pessoas que encontrou no seu caminho, alguns até formaram fila só para ter um instante de contato com ele nestes tempos em que suas aparições públicas têm sido raras.

Francisco se mostrou ao povo com uma manta sobre as pernas, contra o frio, e as cânulas nasais para receber oxigênio: “Isso nos comoveu — vê-lo assim, ‘à paisana’, simples. Todos choravam, até o pessoal da segurança”. Algumas crianças se aproximaram do Papa, uma senhora recebeu sua bênção entre lágrimas. Por que lágrimas? “Porque é sinal de que ele está se recuperando, que sim, está sofrendo, mas está próximo. O que mais me tocou foram os olhos: grandes, brilhantes. Um olhar penetrante e atento. Não disse nada: apenas cumprimentava e abençoava. Eu disse a ele: ‘Santidade, estamos ansiosos por tê-lo de volta aqui, novamente’. Ele sorriu., disse Monsenhor Di Palma. 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas