Corpo do Papa Francisco foi trasladado hoje para a Basílica de São Pedro onde ficará exposto a visitação pública até o próximo sábado quando será sepultado na Basílica Santa Maria Maggiore, conforme a vontade do próprio Francisco.
O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidiu o rito de transladação do corpo à Basílica de São Pedro com um momento de oração. A procissão passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos. Já dentro da Basílica, uma liturgia deu início ao velório público.
Vermelho simboliza sacríficio
Antes que algum radical de direita venha questionar a casula vermelha do Papa no caixão, como fizeram quando o então presidente Bolsonaro participou da missa dos mártires de Cúnhau em Natal, e o então arcebispo, Dom Jaime Rocha, estava com vestes vermelhas, é bom explicar que a cor é sinal de martírio e amor. Faz referência ao sangue de Cristo e é geralmente usada no Domingo de Ramos (comemoração da entrada de Cristo em Jerusalém), em Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos), na Sexta-Feira Santa e nas festas dos apóstolos e dos santos mártires.
Lembra o sacrifício de Jesus e daqueles que viveram pelo Evangelho.