Praça dom Vital.jpeg

Mais de 10 anos para reformar uma praça

A Secretaria de Estado da Infraestrutura entregou nesta segunda-feira (25) à Prefeitura do Natal, a reforma da Praça Dom Vital. Os recursos são oriundos do PAC Cidades Históricas. O lançamento desse PAC levou alguns prefeitos a Brasília para uma reunião com as então ministras Marta Suplicy, do Turismo, e Miriam Belchior, do Planejamento, era meados de 2013 e na ocasião foi apresentado o PAC voltados a valorização do patrimônio histórico como forma de incentivar o turismo.

A Praça Dom Vital foi uma das 13 praças na região do Centro Histórico-Ribeira listados pela prefeitura para receber recursos para sua revitalização. Depois, o governo do Estado, ainda na gestão Robinson Faria conseguiu tomar a frente das obras nessas praças. O fato é que nada andou desde então.

Em 2023, há dois anos, a governadora Fátima Bezerra anunciou a assinatura da ordem de serviço para a reforma de três praças no Centro Histórico de Natal. As praças André de Albuquerque, Dom Vital e Augusto Severo com investimentos de aproximadamente R$ 2,3 milhões, oriundos do governo federal.

Agora, o governo conseguiu concluir a praça dom Vital que fica no entorno da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta. Marco do período colonial, a igreja foi construída por escravos na primeira década do Século 18.

O secretário Gustavo Rosado lembrou a “maratona” para colocar em andamento o projeto de revitalização das praças do PAC Cidades Históricas, diante de problemas ocorridos ao longo do tempo: “Quando a governadora Fátima Bezerra chegou ao governo [em 2019], tivemos de reaprovar todos os projetos. Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na Caixa Econômica Federal, no IPHAN. Depois veio a pandemia e, posteriormente, a retirada dos recursos de execução das obras dessas praças. Mas o orçamento foi resgatado a partir de 2023 e a ordem de serviço emitida pela governadora Fátima Bezerra”, complementou Gustavo.

Nesse período todo, foram entregues desse pacote a Praça Sete de Setembro, com recursos do Iphan e conduzida pelo Governo Estadual e também a Praça do Estudante.

 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas