O presidente Lula, assim como outros líderes mundiais, tem aproveitado a impopularidade das medidas impostas pelo presidente americano Donald Trump para tentar subir sua popularidade.
Hoje ele voltou a criticar as medidas do governo americano. Lula lembrou que desde os anos 80 do século passado o discurso liberal (em geral adotado pela classe empresarial) é no sentido de combater o protecionismo e defender o livre comércio. “De repente, um cidadão sozinho acha que pode ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo”, disse a uma platéia formada basicamente por empresários da construção civil durante a abertura da Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura e Encontro Nacional da Indústria da Construção.
O presidente brasileiro defendeu o multilateralismo e disse que o Brasil precisa ter equilíbrio para tomar decisões com base nas nossas realidades.
A fala do presidente vai ao encontro do pensamento da maioria dos brasileiros segundo pesquisa Quaest divulgada hoje para aferir a opinião dos brasileiros sobre o presidente americano Donald Trump e suas decisões na economia.
A pesquisa mostra que a imagem que os brasileiros têm dos EUA é bastante dividida. Enquanto 44% é favorável ao tio Sam, outros 41% tem opinião desfavorável àquele país.
A maioria dos entrevistados acha que o Brasil deveria reverter a situação da taxação dos produtos brasileiros pela via diplomática com 53% das respostas contra 33% que acham que o Brasil deveria retaliar de volta.