Até há alguns anos um assunto pouco falado e até mesmo escondido por algumas famílias, o autismo ou Transtorno do Espectro Autista ganhou espaços no debate público, em busca de melhorar as condições de pacientes e familiares e de acabar com a discriminação e o preconceito. Nessa esteira, alguns políticos também viram a oportunidade de empunhar a bandeira do autismo, a partir da organização da sociedade o que levou a novas conquistas e melhorias no atendimento público. Neste domingo em Natal aconteceu a 10ª Caminhada do Autismo reunindo austistas e familiares, entidades, educadores, alguns famosos como os gêmeos Ângelo e Augusto e também contou com o apoio do Instituto Singular; Assembleia Legislativa; prefeitura do natal e instituto Luanna Limeira, Além, é claro, de políticos.
O deputado Kleber Rodrigues (PSDB) é um dos mais engajados com a causa. Ele já apresnetou 26 projetos na Assembleia em defesa da inclusão e trabalha em parceria com os vereador Tercio Tinoco, de Natal, e Petras Vinicius, que surpreendeu nas últimas eleições e foi o mais votado em Mossoró com a bandeira do autismo.
Sem poder comparecer, o deputado foi representado pela esposa, Raquel Rodrigues, vice-prefeita de Macaíba que destacou a importância da ampliação do acesso à terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), considerada fundamental no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista e cuja terapia só é oferecida de forma gratuita no Rio Grande do Norte no município de Macaíba.
Dados no Brasil
Estima-se que 2 milhões de pessoas no Brasil estejam dentro do espectro do autismo.
O diagnóstico de autismo é clínico e por exclusão, não existe um único exame onde seja possível fechar diagnóstico.
Autismo não é doença e não tem cura, mas se tem tratamento. O tratamento para autismo é multiprofissional. Através de terapias como: fonoaudiologia, terapia ocupacional e terapia ABA, que é o tratamento padrão ouro para TEA.
É de suma importância que o diagnóstico seja de forma precoce, pois quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido se iniciam as terapias e assim, é possível que a pessoa tenha uma vida o mais independente possível.