twittaço.jfif

PT radicaliza nas redes sociais

A decisão do Congresso de anular o decreto do IOF, levou o PT e o presidente Lula a jogarem o pano na tentativa de costurar uma aliança eleitoral com os partidos do Centrão para 2026 e, além disso, o presidente resolveu reagir sob pena de se tornar uma rainha da Inglaterra, com os problemas dos trópicos sob seus ombros e as mão atadas.

A reação veio através do recurso ao STF contra o decreto legislativo que o governo considera é inconstitucional, e nas redes sociais voltando a mobilizar sua militância que andava meio desmotivada.

Segundo levantamento da empresa Nexus que analisa o engajamento digital, a hashtag "AGORA É A VEZ DO POVO" alcançou a primeira posição nos trending topics do Brasil na rede social X (antigo Twitter), com mais de 1,5 milhão de menções nas últimas 24 horas.

E em grupos não oficiais de militância partidária do PT, circula o chamamento para a realização de um twitaço hoje a partir das 18 hs.

Veja o texto que convoca o twitaço:

Após a traição da corja do centrão, acompanhamos as redes sociais se levantarem contra os absurdos escancarados pela elite perversa, pela mídia parcial, pela turma do nazifascismo e pelos arautos da barbárie encastelados no congresso.

Ao invés de fazer Lula sangrar até o fim de governo, como queriam, conseguiram um grande movimento por justiça fiscal no país!

Desta forma, neste momento, vamos levantar que votamos no Lula, não no centrão, para comandar o país!

E vamos reforçar a sensação dos brasileiros em geral: É o pior congresso de nossa história!

Vamos com força, fé e foco!

Use Tag e Hashtag

PIOR CONGRESSO DA HISTÓRIA

#LulaEuVoteiEmVocê

 

Manifestações no X

Desde 24 de junho, as redes sociais têm sido palco de manifestações críticas relacionadas ao posicionamento do Legislativo diante da tentativa do governo de aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). As discussões nas plataformas começaram com termos como "RICOS PAGUEM A CONTA" e "CONGRESSO INIMIGO DO POVO", impulsionadas por pautas como a taxação de grandes fortunas, ampliação do número de parlamentares e proposta de jornada de trabalho 6x1.

Com a aprovação, por ambas as Casas Legislativas, do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que derrubou o decreto do Executivo sobre o IOF, surgiram novas expressões, como "CONGRESSO DA MAMATA" e "HUGO MOTTA TRAIDOR". Após a decisão do governo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o movimento digital foi intensificado com o uso de "HUGO NÃO SE IMPORTA" e o fortalecimento da frase "AGORA É A VEZ DO POVO".

Segundo a Nexus, "CONGRESSO DA MAMATA" ocupa a terceira posição no ranking de assuntos mais comentados da plataforma, com 2,27 milhões de menções. Já "HUGO MOTTA TRAIDOR" aparece na 29ª colocação, com 882 mil.

Uma análise de 976 mil publicações contendo pelo menos um dos termos utilizados nos protestos digitais revela que 95% dos comentários estão concentrados no X. O Facebook representa 4% do total e o Instagram, 1%.


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas