Por Adam B. Kushner
Por semanas, nossos repórteres em D.C. fizeram a crônica de um drama político em câmera lenta: Será que Democratas e Republicanos encontrariam uma maneira de chegar a um acordo antes que o governo ficasse sem dinheiro?
Agora que sabemos a resposta, eles estão cobrindo como o shutdown realmente funciona. O que acontece quando funcionários federais vão para casa e como o shutdown pode terminar? Para a newsletter de hoje, obtive respostas de Carl Hulse, nosso correspondente-chefe em Washington, e Eileen Sullivan, que cobre a força de trabalho federal.
O que está em jogo para ambos os partidos?
Carl: Muita coisa. Os Republicanos querem mostrar que são capazes de exercer o poder de sua maioria e manter o governo financiado sem ceder ao que veem como exigências Democratas irracionais. Os Democratas estão tentando obter concessões na área da saúde e também demonstrar que os Republicanos devem tratá-los como parceiros legislativos e não impor projetos de lei. O resultado do confronto provavelmente influenciará as eleições de meio de mandato do próximo ano.
O que os Democratas estão tentando obter antes de apoiarem o projeto de lei de gastos provisório?
Carl: Eles querem uma extensão dos subsídios criados durante a pandemia para a compra de cobertura de saúde através do Affordable Care Act (Lei de Cuidados Acessíveis). Caso contrário, dizem, os custos dos prêmios aumentarão para milhões de pessoas. Os Republicanos dizem que estão abertos a estender os subsídios, mas somente se o governo reabrir. Pelo menos oito Democratas precisariam se juntar aos Republicanos para aprovar um projeto de lei de gastos. Até agora, três o fizeram.
Alguns funcionários federais são "excetuados" do shutdown e têm que trabalhar.1 Quem se qualifica?
Eileen: Cada departamento identifica pessoas críticas para a proteção da vida e da propriedade, e elas continuam trabalhando durante um shutdown do governo. Pense em oficiais de aplicação da lei federal, controladores de tráfego aéreo e oficiais da T.S.A. em aeroportos.
Nem todas as agências dependem de dotações para financiamento. É por isso que alguns serviços governamentais continuam ininterruptos. O correio ainda é entregue, e os pagamentos do Social Security (Seguridade Social) e do Medicare (Plano de Saúde Federal) continuam.
Os trabalhadores são pagos?
Eileen: Muitas das pessoas que mantêm o governo funcionando estarão trabalhando sem remuneração até que o governo reabra. Depois, a lei diz que eles devem receber os salários atrasados.
Os trabalhadores estão sendo "licenciados" (furloughed). O que isso significa?
Eileen: Estes são os que não trabalham durante o shutdown porque não são essenciais para proteger a vida e a propriedade. Algumas agências, incluindo o National Park Service (Serviço Nacional de Parques), alertaram que podem ser chamadas de volta ao trabalho a qualquer momento.
Como os shutdowns tipicamente terminam?
Carl: Quando a pressão pública e política para reabrir as agências federais aumenta, e os legisladores temem levar a culpa pela interrupção dos serviços governamentais, um lado acaba cedendo e apoiando um projeto de lei de gastos — mesmo que não consigam o que estavam buscando. Neste caso, isso significaria os Democratas apoiarem o projeto de lei sem qualquer avanço na área de seguro saúde, ou os Republicanos se comprometendo apesar de sua promessa de não fechar um acordo.
As Últimas Novidades Sobre o Shutdown
Os legisladores não fizeram progresso ontem para quebrar o impasse: Eles convocaram votações sobre os mesmos projetos de lei em disputa do início da semana, com resultados idênticos.
A confusão prevaleceu para muitos funcionários federais, alguns dos quais esperavam ser licenciados, mas souberam ontem que tinham que se apresentar ao trabalho.
A Casa Branca, buscando maximizar o dano para os Democratas, cancelou cerca de US$ 26 bilhões em fundos previamente aprovados para projetos climáticos e de transporte, principalmente em estados Democratas.
Texto reproduzido do New York Times