Heverton de Freitas e Virgínia Coelli
O arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, compartilhou sua profunda admiração pela condução da Igreja sob o pontificado do Papa Francisco. Segundo Dom Jaime, Francisco foi um verdadeiro sinal do Evangelho vivo, expressando com seus gestos, simplicidade e despojamento a essência mais autêntica da missão cristã.
Dom Jaime também relembrou momentos marcantes de sua convivência com o Papa. Logo após a eleição de Francisco, participou de uma audiência especial, junto com o cardeal Cláudio Hummes, na qual recebeu a notícia de que o Papa desejava canonizar os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, grandes símbolos da fé da Arquidiocese de Natal.
Em 2016, voltou a Roma para uma longa audiência com o Santo Padre, aprofundando o diálogo em torno da canonização. Durante a cerimônia, Francisco destacou com entusiasmo que “Natal e a Arquidiocese de Natal agora têm 30 santos”, um reconhecimento histórico para o Rio Grande do Norte.
Por fim, Dom Jaime lembrou a visita Ad Limina Apostolorum em 2022, reafirmando a proximidade e a atenção do Papa às realidades da Igreja no Brasil.
Um Papa humanitario
Dom Jaime ressaltou a atenção constante do Papa para as grandes questões da humanidade no tempo presente, em especial sua dedicação aos migrantes, refugiados e a todos aqueles que lutam pela sobrevivência. Como exemplo, recordou a emblemática visita do Papa a Malta, feita de cadeira de rodas, para expressar apoio e solidariedade àqueles que vivem em condições extremas.
Apesar de aplaudido calorosamente pelo povo de Deus, Dom Jaime também chamou atenção para as resistências enfrentadas por Francisco dentro da própria Igreja. “Quantos impropérios foram ditos contra o Papa pela sua sensibilidade para com os mais pobres e desprotegidos”, lamentou o arcebispo emérito, apontando para os desafios que Francisco enfrentou em sua opção preferencial pelos humildes.
Em suas redes sociais, Dom Jaime agradeceu a Deus pela vida de Francisco. : “Com toda reverência e gratidão pela vida e ministério petrino do Papa Francisco para Igreja e para o mundo atual, que o Pai de infinita bondade o acolha em sua paz !
“Servo bom e fiel entra na alegria do teu Senhor!”.