A Câmara Municipal de Natal aprovou pela segunda vez, a concessão do título de Cidadão Natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova aprovação se deu por 19 votos a favor e 5 votos contrários, com uma abstenção. A proposição do título é do vereador Subtenente Eliabe (PL).
A primeira vez, o título foi aprovado no dia 10 de abril. No dia seguinte, o título acabou cancelado por decisão judicial após a vereadora Samanda Alves (PT) apontar ilegalidades na tramitação do projeto. Ela argumentou que, no dia da votação, foi negado a ela um pedido de vistas, que é previsto no regimento.
Na ocasião, a Mesa Diretora submeteu o pedido de Samanda ao plenário, que negou a solicitação porque tinha pressa na aprovação do projeto, pois a ideia era que Bolsonaro recebesse o título no dia seguinte. Se o pedido de vistas tivesse sido aprovado, a vereadora do PT teria tido mais um dia para analisar o projeto.
Com a ordem judicial, o título ja publicado foi cancelado e o projeto voltou a ser discutido na última segunda-feira na Comissão de Educação, onde foi aprovado, com o voto contrário de Samanda Alves. Nesta terça, foi à votação final, no plenário.
Votaram contra a concessão do título os vereadores Brisa Bracchi (PT), Daniel Valença (PT), Pedro Henrique (PP) Samanda Alves (PT), Thabatta Pimenta (Psol)
Se abstiveram: Cláudio Custódio (PP)
Ausentes; Eribaldo Medeiros (Rede) Eriko Jácome (PP), Herberth Sena (PV), Tárcio de Eudiane (União)
Os outros 19 foram favoráveis.
Bolsonaro deverá voltar ao RN dia 12 de junho para retomar a Rota 22 que teve de interromper após passar mal na cidade de Santa Cruz.